E agora?
Revisando...
Como muitos já sabem, o Twitter (agora X) foi suspenso no Brasil no final de agosto. A suspensão foi resultado da postura de Elon Musk, atual proprietário da plataforma, em relação ao país nos últimos meses. Musk desconsiderou diversas decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) e demitiu todos os funcionários dos escritórios no Brasil, incluindo seus representantes legais, numa tentativa de evitar consequências. No entanto, a legislação brasileira exige a presença de um representante legal para a operação regular do serviço no país. Quando Musk continuou a ignorar as exigências, o STF estabeleceu um prazo de 24 horas para que um novo representante fosse nomeado. Mais uma vez, Musk não atendeu à ordem, levando à suspensão da plataforma no Brasil, com a Anatel instruindo as operadoras a bloquear o acesso ao X.
Como isso afeta em nossa vida?
Muitos artistas e criadores de conteúdo dependiam do Twitter para divulgar seus trabalhos e realizar vendas. Apesar da toxicidade presente na plataforma, ela era um "mal necessário" para muitos conseguirem se sustentar financeiramente e manter suas conexões. A suspensão também impactou diretamente o meu acervo de artes, que estava hospedado no Twitter. Meu portfólio, por exemplo, utilizava a plataforma para alimentar a galeria de artes, o que exigiu uma reformulação para restaurar o conteúdo. No entanto, o acervo atual é bem menor do que o original.
Onde estou agora?
Há algum tempo, o Bluesky, a nova rede social descentralizada criada pelos mesmos fundadores do Twitter, vem ganhando espaço e mostrando grande potencial. Com uma moderação mais eficiente e a "ausência" de um algoritmo que prioriza certos conteúdos, as postagens são entregues de forma mais orgânica, o que cria um ambiente bem organizado e acolhedor. Portanto, meu perfil no Bluesky é @sammahonri.com.
Além do Bluesky, onde sou mais ativo, também estou no Instagram, embora seja menos movimentado. Meu perfil lá é @sammahonri.
E os meus outros projetos?
Estou pensando seriamente em voltar com o Nightmare Fable, como visto nas últimas artes da galeria, fiz alguns concepts que podem parecer interessantes. Além disso, a minha participação no desenvolvimento do Nextfur continua normalmente.
Estou bem?
Na medida do possível, sim.